segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Adutora de Laginhas: projeto que não deu certo será executado novamente

Entenda como será feita a construção da Caixa D'água da adutora do Distrito Laginhas e tire suas conclusões sobre a viabilidade do projeto que foi condenado por não proporcionar segurança para os moradores do Distrito. Parece brincadeira, mas o projeto será executado aos mesmos moldes do anterior.


O perigo era tanto, que na época foram colocados cabos de aço para segurar a antiga estrutura. Foto da antiga estrutura (redes sociais)

A primeira estrutura construída para recepcionar a caixa d'água da Adutora de Laginhas foi feita pela Empresa CANTEIROS DE OBRAS LTDA, mas foi condenada pelo corpo de bombeiros, em virtude dos pilares balançarem de um lado para o outro, sendo comprovado que não teria condições de recepcionar uma caixa d'água de 25.000 Litros. Próximo à antiga estrutura ficavam diversas residências e o perigo era constante. Após a interdição do projeto, os pilares foram desmontados por um equipamento que foi locado à época por aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais), segundo relatos de moradores. Hoje, todas essas partes (vigas, colunas etc) da obra encontram-se abandonadas, ao lado das residências que seriam prejudicadas naquele momento.

Vejam fotografias do desperdício de dinheiro público! Destroços da estrutura antiga:
 
 Estrutura antiga/ Foto: Zé Filho


  Estrutura antiga/ Foto: Zé Filho


  Estrutura antiga/ Foto: Zé Filho

Numa espécie de Déjà vu, a empresa GTA CONSTRUÇÕES LTDA persiste no erro e está construindo uma estutura similar à construída pela empresa Canteiros. A nova estrutura fica no canteiro central situado entre a subprefeitura de Laginhas e a Residência da Sra. Maria José. A base para recepcionar os pilares já foi feita e agora aguarda apenas as vigas e as colunas que serão montadas. Os moradores de Laginhas temem que aconteça o mesmo desperdício de dinheiro público que houve anteriormente com a empresa Canteiros e sentem-se preocupados também com a segurança no local, pois a caixa d’água, com capacidade de 25.000 litros ficará numa altura muito alta, não sendo considerado um projeto seguro para os moradores. A população acrescenta que deveria ser construída uma caixa d’água nos moldes tradicionais, ou seja, de alvenaria, com ferro e concreto. Argumentam que o modelo adotado pela empresa GTA tem como propósito à economia de recursos. Resta saber se os poderes constituídos irão fiscalizar esse projeto, antes que aconteça mais uma vez desperdício de dinheiro público.

Vejam fotografias do local onde será montada a nova estrutura:

 Residência de Maria José ao lado da estrutura/ Foto: Zé Filho


 Local do projeto/  Foto: Zé Filho


 Local de encaixe de fixação dos pilares/ Foto: Zé Filho


Subprefeitura do Distrito Laginhas ao lado da estrutura/ Foto: Zé Filho


 Caixa d'água com capacidade de 25.000 Lts/ Foto Zé Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário