sábado, 28 de abril de 2012

Licitação para construção da Adutora do Distrito Laginhas recebe homologação

Distrito Laginhas
 
                                Créditos: João Bosco


O Diário Oficial do Rio Grande do Norte do dia 27 de abril de 2012 publicou a homologação e adjudicação da Licitação para a construção da Adutora do Distrito Laginhas, conforme transcrição abaixo:

PROCESSO: Nº 218875/2010-6 - SEMARH.
LICITAÇÃO 023/2010 – SEMARH – TOMADA DE PREÇOS
ASSUNTO: EXECUÇÃO DAS OBRAS CIVIS PARA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ADUTOR NA COMUNIDADE DE LAGINHAS, NO MUNICÍPIO DE CAICÓ, NESTE  ESTADO.
INTERESSADO: COINFRA

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

Tendo em vista a Recomendação para Adjudicação expedida pela Comissão Permanente de Licitação, homologo o resultado do julgamento da licitação supracitada, e adjudico o objeto licitado à empresa CANTEIRO CONSTRUÇÕES LTDA, declarando-a vencedora do referido certame, pelo valor global de R$ 728.212,91 (setecentos e vinte e oito mil duzentos e doze reais e noventa e um centavos).


Natal/RN, 26 de abril de 2012.

ANTÔNIO GILBERTO DE OLIVEIRA JALES
SECRETÁRIO


A informação poderá ser comprovada acessando o link: http://187.60.79.2/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20120427&id_doc=377110

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Obama telefona para Rosalba

Bom Dia Rosalba! Gostaria de te pedir um favor: assine a Ordem de Serviço para a construção da Adutora do Distrito de Laginhas, município de Caicó-RN.

Meu grande amigo Obama pode deixar comigo, irei assinar hoje, 12 de abril de 2012. Agradeço a preocupação pois sei que irei fazer a alegria de muita gente.


Comentário: Se a governadora Rosalba Ciarlini assinar na data de hoje, 12 de abril de 2012, a ordem de serviço para a construção da Adutora do Distrito Laginhas, reconheceremos a luta de muitos políticos de nossa região por esse projeto, mas não podemos esquecer que o povo de Laginhas tem um papel fundamental nesse processo, pois em nenhum momento parou de reivindicar e continuará reivindicando o tão desejado sonho de construção da Adutora. Parabéns a todos que direta ou indiretamente estão lutando pelo nobre sonho da Adutora de Laginhas. Obs: Adutora com "A" maiúsculo.

Em Tempo: infelizmente não foi dessa vez. Chegamos então a promessa Nr 103 no Adutômetro.



Distrito Laginhas
                                Créditos: Amigo João Bosco.

domingo, 8 de abril de 2012

Humor Laginhense


A presidenta Dilma Rousseff embarcou na manhã de hoje (8) para Washington, Estados Unidos, onde se encontra com o presidente Barack Obama, e cumpre agenda em que discutirá assuntos relativos a construção da Adutora do Distrito Laginhas.



 
Presidente DilmaPreciso de ajuda para construir a Adutora do Distrito Laginhas, município de Caicó-RN.

Obama: Esse é um pedido muito difícil, mas irei falar com o meu pessoal da NASA.



Atenção: Isso é apenas uma brincadeira.

  

 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Música de Zezé di Camargo & Luciano em homenagem ao Sertão Nordestino


Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.  

Causas da Seca

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Seca, fome e miséria: um problema social

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.
O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.
Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.

Ações para diminuir o impacto da seca

- Construções de cisternas, açudes e barragens;
- Investimentos em infra-estrutura na região;
- Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência);
- Implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que as pessoas não necessitem sempre de ações assistencialistas do governo;
- Incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação.

Transposição do rio São Francisco

A transposição do rio São Francisco é um projeto do governo federal que visa a construção de dois canais (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do rio para regiões semi-áridas do Nordeste. Desta forma, diminuiria o impacto da seca sobre a sofrida população residente, pois facilitaria o desenvolvimento da agricultura na região.


Comentário do Blog: outra ação para diminuir os impactos da seca seria a construção de adutoras, como as prometidas para os Distritos Laginhas, Palma e Barra da Espingarda, todos município de Caicó-RN, mas que infelizmente serve apenas como promessas enganadoras por parte de políticos que se aproveitam do sofrimento do povo e por isso fazem promessas para angariar votos.

Saiba o significado de cada dia da Semana Santa


A Semana Santa reserva até o domingo de Páscoa várias celebrações. Na terça-feira, por exemplo, os católicos participam da procissão do encontro, que é a representação do encontro de Maria com Jesus. Agora, você sabe o que significa cada dia da Semana Santa e quais as celebrações realizadas em todos os dias?

Quarta-feira Santa
É o 4º dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas, celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o ofício das trevas, lembrando que o mundo já estava em trevas quando da proximidade da morte de Jesus Cristo.

Quinta-feira da Ceia
É o 5º dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a última ceia. É também celebrada a missa de lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés de seus 12 discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por 30 moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A Igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia, cobre-se todas as imagens existentes no templo, pois a Igreja entra em luto pela véspera da morte.

Sexta-feira Santa
É quando a Igreja recorda a morte do salvador. É celebrada a solene ação litúrgica, paixão e adoração da cruz. A celebração da morte de Jesus consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.

Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia. É o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.

Domingo de Páscoa
É o dia da ressureição de Jesus e as comemorações mais importantes do Cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Fonte: EPTV

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mapa da Violência…

Por Humor Político
Por Bruno para o Humor Político

Deputados têm 91% das faltas abonadas e Senadores 70%

Levantamento realizado pela revista “Congresso em Foco” mostra que 91% das ausências dos deputados e 70% das faltas dos senadores foram abonadas pela Câmara e pelo Senado no ano passado. - Charge por Lute para o Hoje em Dia

ESTIAGEM: Zona Rural de Caicó tem cerca de 500 famílias que dependem de carro-pipa para ter água em casa


O relatório da defesa civil do Estado do RN divulgado hoje, 05, afirma que na zona rural de Caicó 2. 738 pessoas são atendidas pelo Programa de Distribuição de água em carro-pipa coordenado pelo Exército e financiado pelo Ministério da Integração Nacional. Isso dá uma média de 500 famílias que dependem exclusivamente da ajuda do governo para ter água em casa. O inverno em 2012 tem se apresentado de maneira irregular e choveu  bem abaixo da média nos primeiros três meses do ano. A expectativa é que o índice pluviométrico melhore neste mês de abril. A probabilidade de isso acontecer é de 40%. Caso não chova a situação tende a se complicar no semi-árido potiguar, já que muitos agricultores que plantaram nas primeiras chuvas correm o risco de perder a safra. O Governo também se reúne hoje para planejar ações pontuais visando combater os efeitos da estiagem  prolongada que se assola todo território do RN.

Alfabetização: a pedra angular da educação

  Por Mozart Neves Ramos


Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação e do Conselho Nacional de Educação
O Brasil tem ainda hoje, de acordo com o Censo Demográfico 2010, 9,7% (14,1 milhões) de analfabetos com 15 anos de idade ou mais, que vivem principalmente nas regiões mais pobres do país. No Nordeste, por exemplo, esse percentual é de 18,7%! O analfabetismo perpetua a desigualdade: as chances de pais com nível superior terem filhos analfabetos é de 0,2%, enquanto que a chance de um filho de pai analfabeto também ser analfabeto é de 32%.
O quadro contrasta com um país que forma 12 mil doutores por ano e que se encontra na 13ª posição do ranking da produção científica mundial — ocupando posição de liderança na América Latina. Esse contraste é ainda maior quando se observa a riqueza total produzida pelo país retratada pelo Produto Interno Bruto (PIB), que o coloca na 6ª posição mundial.
Fechar a torneira do analfabetismo, ou seja, promover condições para que todas as crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas, pelo menos até os oito anos de idade, não é apenas uma peça estratégica para o desenvolvimento sustentável do país, mas também um importante passo na promoção da cidadania plena para todos os brasileiros.
Os dados de aprendizagem do movimento Todos Pela Educação revelam que, de cada 100 crianças que completam as séries iniciais do ensino fundamental, 65 não aprenderam o conteúdo esperado em língua portuguesa. Isso naturalmente é o reflexo da qualidade da alfabetização oferecida às nossas crianças.
O mais grave é que o país até aqui não desenvolveu um indicador para medir a taxa de crianças alfabetizadas até os oito anos de idade. Há de se louvar, por seu lado, a iniciativa da Provinha Brasil, do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de auxiliar os alfabetizadores a detectar possíveis problemas no processo de alfabetização. É importante, mas absolutamente insuficiente para o Brasil que precisamos.
Em 2011, diante desse cenário, o Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou a Prova ABC para aferir a situação da alfabetização das nossas crianças. Foi um primeiro teste, em caráter nacional, que envolveu as capitais brasileiras. E os resultados foram preocupantes: apenas metade dos alunos apresentou o desempenho esperado em leitura e escrita.
A Prova ABC também revelou que as diferenças de oportunidades em relação ao direito à educação já se manifestam nas primeiras séries do ensino fundamental para uma criança que nasce, por exemplo, no Sul do Brasil e outra no Norte — essas últimas já nas primeiras séries encontram-se num patamar de aprendizagem bem inferior àquelas do Sul.
Por essa razão, é extremamente acertada e decisiva a prioridade anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para a questão da alfabetização até os oito anos, a partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Porém, para que esse programa dê certo, é necessário priorizar a formação dos professores alfabetizadores, que precisam de capacitação e estímulo, inclusive financeiro.
Nesse contexto, como ocorre na pesquisa brasileira, poderia ser criada uma bolsa-auxílio à formação e aperfeiçoamento para os alfabetizadores. Outro ponto importante é trazer novos insumos ao processo, livros, materiais pedagógicos e recursos tecnológicos.
É também imprescindível monitorar os resultados, para saber se, de fato, a revolução (a boa revolução!) na alfabetização de nossas crianças está acontecendo. É preciso, portanto, avaliar, considerando todos os cuidados que se deve ter para essa fase do desenvolvimento da criança. Vale aqui salientar que iniciativas nessa direção já estão acontecendo em nosso país, em estados como Ceará e Minas Gerais.
Para sair do papel, esse programa demanda não apenas novos recursos, mas também coragem política para colocá-lo em marcha. E ele tem que sair do papel, pois a alfabetização é a pedra angular da educação.